Nietzsche e Mao: contraditório... ou talvez não.
"Contradiction and struggle are universal and absolute, but the methods of resolving contradictions, that is, the forms of struggle, differ according to the differences in the nature of the contradictions. Some contradictions are characterized by open antagonism and others are not. In accordance with the concrete development of things, some contradictions, which were originally non-antagonistic, develop into antagonistic ones, while others which were originally antagonistic develop into non-antagonistic ones."
Mao Tse-Tung
"On Contradiction" (August 1937), Selected Works, Vol. I, p 344.
"Tenho grandes suspeitas e muitas reservas maldosas em relação ao que se chama ideal. O meu pessimismo está em ter reconhecido que os grandes sentimentos são uma fonte de infelicidades; ou seja, de estiolamento, de desvalorização do Homem. Sempre que esperamos dum ideal algum progresso, entramos na ilusão: a vitória do ideal tem sofrido, até hoje, um movimento retrógrado.
Cristianismo, revolução, abolição da escravatura, igualdade de direitos, filantropia, amor ao inimigo, justiça, verdade... Tudo grandes palavras, que só têm valor nas batalhas ou nas bandeiras: não como realidades, mas como fórmulas aparatosas, que exprimem o contrário do que dizem.
Afinal, o nosso idealismo quimérico faz também parte da existência, e também deve manifestar-se no carácter da existência; não sendo a fonte da existência, nem por isso deixa de estar presente nela. Tanto os nossos pensamentos mais elevados como os mais temerários são fragmentos característicos da realidade. Porque, o nosso pensamento é feito de características da realidade; o nosso pensamento é feito da mesma substância de todas as coisas."
Friedrich Nietzsche
Cristianismo, revolução, abolição da escravatura, igualdade de direitos, filantropia, amor ao inimigo, justiça, verdade... Tudo grandes palavras, que só têm valor nas batalhas ou nas bandeiras: não como realidades, mas como fórmulas aparatosas, que exprimem o contrário do que dizem.
Afinal, o nosso idealismo quimérico faz também parte da existência, e também deve manifestar-se no carácter da existência; não sendo a fonte da existência, nem por isso deixa de estar presente nela. Tanto os nossos pensamentos mais elevados como os mais temerários são fragmentos característicos da realidade. Porque, o nosso pensamento é feito de características da realidade; o nosso pensamento é feito da mesma substância de todas as coisas."
Friedrich Nietzsche
"Inevitably, the bourgeoisie and petty bourgeoisie will give expression to
their own ideologies. Inevitably, they will stubbornly express themselves on
political and ideological questions by every possible means. You cannot expect
them to do otherwise. We should not use the method of suppression and prevent
them from expressing themselves, but should allow them to do so and at the same
time argue with them and direct appropriate criticism at them. We must
undoubtedly criticize wrong ideas of every description. It certainly would not
be right to refrain from criticism, look on while wrong ideas spread unchecked
and allow them to monopolize the field. Mistakes must be criticized and
poisonous weeds fought wherever they crop up. However, such criticism should not
be dogmatic, and the metaphysical method should not be used, but efforts should
be made to apply the dialectical method. What is needed is scientific analysis
and convincing argument."
Mao Tse-Tung
On the Correct Handling of Contradictions Among the People (February 27, 1957),
1st pocket ed., pp. 55-56.
Sem comentários:
Enviar um comentário