domingo, 27 de janeiro de 2013

O tamanho da treva

A minha mãe, do seu leito de morte, ofereceu esta semana à minha filha mais nova, no dia do seu aniversário, um quadro com um bordado que ela fez há muitos anos, a ponto de cruz. É uma caravela portuguesa.
Pediu-me para o ir tirar da parede porque o queria oferecer à neta. Depois de o oferecer teve estas palavras:
"É para viajares pelo Mundo."
Mundo, Cosmos...
Há poesia neste ato. Pensei que, religiosa como era, lhe fosse oferecer um santo para a proteger ou algo do género mas não, para grande surpresa minha.
Será que é este desejo de descoberta e exploração, esta vontade de melhorar em conhecimento, este desígnio de desvendar mistérios, o testemunho essencial e profundo que corre de geração em geração?


XVIII

(Legenda escrita com sangue num Muro de protesto.)


«Fecharam-me na pedra viva deste Pesadelo…
─ mas ergui-me a cantar do tamanho da treva!

Sim, a
cantar,

Eu, o homem que não tenho medo do universo vazio
e ando a encher as estrelas e os mundos
da chama do meu frio.»

José Gomes Ferreira
poesia II
inv
asão 1940-1941


NASA junta-se à ESA na missão ‘Universo Negro’ para tentar descobrir de que é feito 95% do Universo 


"A NASA juntou-se oficialmente à missão Euclid, da ESA, um telescópio espacial concebido para investigar a natureza misteriosa da matéria negra e da energia negra.

Com lançamento previsto para 2020, o telescópio com 1,2 m de diâmetro e dois instrumentos científicos irão mapear a forma, brilho e distribuição a 3D de dois mil milhões de galáxias, cobrindo mais de um terço de todo o céu e olhando para trás ao longo de três quartos da história do Universo.
Os cientistas esperam resolver problemas essenciais para a nossa compreensão da evolução e destino do nosso cosmos em expansão: os papeis desempenhados pela ‘matéria negra’ e pela ‘energia negra’.
A matéria negra é invisível, mas tem gravidade e atua atrasando a expansão. A energia negra, no entanto, parece estar a acelerar a expansão vista à nossa volta hoje em dia.
Juntas, estas duas componentes contabilizam 95% da massa e da energia do Universo, pensa-se, com a matéria e a energia ‘normais’ a contabilizarem a pequena fração que sobra. Mas o que são permanece um mistério profundo. (...)"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário