"The spirit is the true self. The spirit, the will to win, and the will to excel are the things that endure."
Marcus Tullius Cicero
Parabéns ao Miguel Santos de Alcanena, Miguel Moreira de Lisboa, Luís Duarte de Alcains e ao David Martins de Mirandela.
Estes jovens portugueses não se enganam, a bandeira está correta. Eles são os estudantes que representaram Portugal nas Olímpiadas Ibero-americanas de Matemática e trouxeram 3 medalhas de prata e uma de ouro.
A notícia aqui
Pergunto: se há apoio do Estado aos atletas de alta competição, não mereceriam os nossos melhores alunos também um apoio? Não seria esse apoio um ótimo investimento e um incentivo?
Mas o nosso sangue gela quando ouvimos o anjo da troika Vítor Gaspar anunciar que a Educação é um dos três setores do Estado que vai ter mais cortes para o ano que vem (juntamente com a saúde e a segurança)...
E gela ainda mais quando o (des)governo anuncia que vai retirar o único prémio que havia para os funcionários públicos que tivessem avaliação de excelente, que eram os dias de férias extra.
Ah e as avaliações passam a ser de dois em dois anos, em vez de anuais!
De facto retirar o incentivo à excelência e não avaliar nem premiar os melhores funcionários é uma medida fantástica! Brilhante! E os milhares de milhões que se pouparão com os míseros dias de férias que se tiram aos funcionários excelentes?! Devem ser mais do que os 3500 milhões que se enterraram no BPN, aposto...
Perdi quaisquer dúvidas: claramente este governo pensa com os pés.
Vítor Gaspar não é muito diferente de Jamun Yadav, um indiano de 50 anos, que afirma ser um semi-deus e garante ter poderes curativos nos pés sendo que, durante o tratamento, pisa em crianças doentes na cidade de Katihar. Acabou preso e a polícia informou que “Jamun disse que não precisa de advogado no tribunal, pois ele fala em nome de deus.”
Senão reparem nas semelhanças: Jamun tem 50 anos e Vítor Gaspar 51. Jamun diz que fala em nome de deus e Gaspar em nome da troika. Ambos pensam com os pés. Ambos se acham semi-deuses. E tanto as crianças como o povo português estão escanzelados e esmagados sob o peso da "terapêutica". Para além disso Gaspar sufoca as esperanças dos nossos jovens ao anunciar cortes brutais na Educação.
O final lógico seria que Gaspar acabasse na prisão, tal como Jamun, onde se juntaria a Cavaco, Guterres, Sócrates, Coelho e todos os que os rodearam e se serviram da República para enriquecer ao longo destes anos.
Mas afinal parece que é aqui e não na Índia que há vacas sagradas e intocáveis.
E a governação com os pés vai continuar.
Sem comentários:
Enviar um comentário