Querem que comente a escolha do novo papa? Eu sei que querem. Então em verdade vos digo:
Descentralizar. Combate. Populismo.
Passo a explicar.
Descentralizar. Primeiro papa do continente americano. Vantagem?
É o continente com o maior número de católicos, atualmente. Apesar disso a igreja católica perdeu muitos fiéis para a concorrência evangélica (igreja universal do reino de deus e outras) mais "festivas" nas celebrações embora mais "caras" - o dízimo.
Combate. Primeiro papa jesuíta. Vantagem?
Os cardeais chamaram a "tropa de elite" para proteger a igreja.
Proteger de quem? Do ateísmo e do crescimento do islão. De facto os jesuítas são conhecidos informalmente como os fuzileiros de deus. Isto porque o fundador, Inácio de Loyola, foi um militar que se converteu. O papa aprovou a companhia de Jesus em 1540 e as primeiras linhas declaram que a Companhia de Jesus "foi fundada para lutar especialmente pela propagação e defesa da fé e progresso das almas na vida e doutrina cristã.". Os jesuítas vieram ajudar e proteger a igreja da reforma de Calvino e da reforma anglicana.
(atenção, o senhor ruivo não é o Francisco Louçã de peruca)
Populismo. O primeiro papa Francisco.
Os fiéis precisam de afetividade, proximidade, espiritualidade, simplicidade. Querem rezar para esquecer.
Um tipo simpático. Ajudava os pobres e andava de autocarro em Buenos Aires, vivia sozinho e cozinhava.
Hoje auto-designou-se nas palavras iniciais "bispo de roma" em vez de papa, humilde, falando em fraternidade, aparece de vestes brancas sem as vestes imperiais, pede ao povo para rezar por ele e põe toda a gente a rezar... não era o rei supremo que ali estava, ao contrário de Ratzinger, erudito e teórico.
Enfim um frade simpático. Como São Francisco de Assis.
Mediático e popular.
Ah e não esquecer a discreta ferroada na igreja anglicana, bastião do chauvinista e imperialista Reino Unido, pelo facto de o papa ser argentino, numa altura em que a questão das Malvinas volta a estar na ordem do dia...
E nós ateus que temos a dizer a esta escolha para CEO da organização mais rica do mundo?
Quem é o papa não interessa, a igreja e a sua doutrina são as mesmas.
Temos de nos lembrar que continua a ensinar-se a crianças que há o inferno e o céu... e que depois ressuscitam, se forem boazinhas.
Quem é o papa não interessa, a igreja e a sua doutrina são as mesmas.
Temos de nos lembrar que continua a ensinar-se a crianças que há o inferno e o céu... e que depois ressuscitam, se forem boazinhas.
Temos de nos lembrar que a igreja continua a condenar o uso do preservativo, que relações homossexuais são pecado, que as mulheres que fazem interrupções voluntárias da gravidez são consideradas assassinas.
Temos de nos lembrar que é uma organização riquíssima, que se calcula ter mais riqueza acumulada no mundo do que os EUA.
Temos de nos lembrar que é uma organização que nega a teoria da evolução de Darwin e que obstaculiza o progresso da humanidade e causa sofrimento interior a muitos milhões, sendo uma força contra a vontade de evoluir.
"But in the end one also has to understand that the needs that religion has satisfied and philosophy is now supposed to satisfy are not immutable; they can be weakened and exterminated. Consider, for example, that Christian distress of mind that comes from sighing over ones inner depravity and care for ones salvation - all concepts originating in nothing but errors of reason and deserving, not satisfaction, but obliteration.
from Nietzsche's Human, all too Human, s.27
"The despairing.
Christianity possesses the hunters instinct for all those who can by one means or another be brought to despair - of which only a portion of mankind is capable. It is constantly on their track, it lies in wait for them. Pascal attempted the experiment of seeing whether, with the aid of the most incisive knowledge, everyone could not be brought to despair: the experiment miscarried, to his twofold despair."
from Nietzsche's Daybreak, s. 64
"Christianity was from the beginning, essentially and fundamentally, life's nausea and disgust with life, merely concealed behind, masked by, dressed up as, faith in "another" or "better" life."
from Nietzsche's The Birth of Tragedy, p.23
Sem comentários:
Enviar um comentário