domingo, 28 de outubro de 2012

E eu gosto de te visitar


"Já sabes que a tua rebeldia é sempre bem-vinda por aqui." disse ela.

Tenho comentado alguns blogues. Vós já sabeis como eu sou, nunca passo despercebido. As minhas opiniões são originais e nada moderadas - gosto de ir à raiz dos problemas, a minha agenda política é baseada em questões filosóficas e de fundo, o meu ateísmo é militante e anti-religioso ou melhor, anti-clerical. Luto pelo Homem do Futuro, pelos valores da Civilização, pelo avanço da Ciência e do Conhecimento.
 
Para mim o que é Bom é o que leva o Homem a avançar no caminho desse Futuro. É Bom o que acelera a Evolução do Homem, melhor, a Evolução da matéria pois o processo evolutivo começou muito antes do aparecimento do Homem que, como dizia Nietzsche, o Homem moderno é apenas uma corda esticada entre os nossos antepassados longínquos, semelhantes a macacos, e o Übermensch, que eu consigo ver a brilhar no Futuro distante. Sim a Evolução começou com o Universo e, quanto a mim, talvez o Universo tenha começado para a Evolução.
 
Mas estes objetivos e Valores quando aplicados a questões do dia-a-dia dão origem a opiniões por vezes originais e muito pouco "mainstream". Assim, fui aqui e ali considerado "persona non grata", porque perturbo a paz das discussões mornas, embora reconheçam que a discussão se tenha tornado mais rica com as minhas intervenções. Mas alguns blogues não aspiram a mais do que serem "tertúlias agradáveis", verdadeiros blocos centrais de pensamento apropriado e bem adaptado à opinião dos bloggers dominantes e da mesma área da blogosfera. Não aspiram a mais do que serem locais cheios de senso comum, onde se tentam construir pequenos "rebanhos" homogéneos com pensamento único.
 
E eu aceito que assim seja, nada a fazer, o Destino é o que é e cada um tem o seu. E vou alegremente agitar as águas para outros lados, deixando esses mundinhos ordenados e perfeitos, cheios de coisinhas lindas, quais nenúfares à superfície de um lago... estagnado. Não há lá um pensamento para as questões de fundo da Humanidade, nem podia haver.
 
De saída encolhemos os ombros e pensamos: "se não nos entendem, não nos interessam". Adiante.
 
Mas vem isto a propósito de um blogue conhecido em que a autora consegue o equilíbrio de tratar temas mais da superfície das coisas e ao mesmo tempo manter profundidade de pensamento e introduzir outro tipo de "posts".
 
A "patroa" desse blogue conhece bem as minhas opiniões e sou seguramente mais radical do que ela. Não obstante temos vários "pontos de contacto" sobre diversos assuntos e gosto de a visitar. Ontem, depois de comentar um "post" no seu blogue e na sequência do seu reply, fui brindado com esta frase:
 
"Já sabes que a tua rebeldia é sempre bem-vinda por aqui."
 
Pois é meus amigos, de facto só conta quem realmente vale a pena e não precisamos de ser muitos: bastam poucos mas com Visão.
 
Qual o blogue, perguntais? Quereis que faça como Hipérides e desvende a beleza do blogue aqui?!
 

Frinéia em frente ao Areópago, 1861, Jean-Léon Gérôme
 

Sem comentários:

Enviar um comentário