Estupefacto, assisto a Catarina Martins, coordenadora do bloco, na Sic Notícias, referir respeitosamente, como exemplo, a posição da igreja católica relativamente à austeridade.
Estupefacto, assisto a Francisco Louçã, comentando de forma respeitosa a eleição do novo papa, também na Sic Notícias no seu novo programa semanal onde faz de Marcelo Rebelo de Sousa versão red. Lá deixou escapar que o papa, líder do Vaticano, é o único monarca absoluto nos dias de hoje... mas muito a medo. Tudo com muito respeito pela santa madre igreja, com aquela sua voz grave e pose de... de... olha, de padre!
Estupefacto, leio que nas jornadas parlamentares do bloco de esquerda, que decorreram na Biblioteca Municipal de Aveiro, João Semedo - e passo a citar a notícia - "utilizou palavras do padre Jardim Moreira, que participou no debate da tarde". Resumindo: chamaram um padre às jornadas parlamentares e, não contentes com isso, citaram-no a seguir.
Recordo-vos que estamos a falar da mesma igreja que é contra a interrupção voluntária da gravidez e que condena o uso de preservativo. Uma instituição retrógrada, obscurantista, que nega as evidências da ciência, uma organização eminentemente conservadora e reacionária, a mesma igreja católica, o mesmo Estado do Vaticano que apoiou Hitler, Mussolini e Salazar e que ao longo de séculos inibiu o progresso da humanidade.
Não percebo qual a estratégia do bloco de esquerda. Sinceramente acho que não têm nenhuma estratégia, estão desorientados no meio da tragédia social e estão a colar-se à estratégia da igreja.
O que acontecerá é que, no final, a igreja absorverá o bloco.
Catarina irá para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Francisco Louçã chegará a cónego. E João Semedo fará parte da Ordem dos Carmelitas Descalços (sim, também há carmelitas homens).
Agora a sério, é penoso assistir ao declínio e desagregação do bloco, depois da saída do líder carismático que mantinha junto, à sua sombra, o puzzle interno. Um espetáculo triste.
Não creio que vão ganhar muitos votos com esta colagem demagógica à santa madre igreja mas que vão conseguir ganhar um lugarzinho no céu católico, lá isso vão!
E a realidade é que, infelizmente, não há nenhum partido ateu, europeísta e progressista.
"Eu vos abençoo, irmã Catarina, irmão João e irmão Francisco"
Sem comentários:
Enviar um comentário