domingo, 11 de novembro de 2012

Prenda valiosíssima


"Ela deu-te inspiração para escreveres e incentivou-te a começares. E tu, que lhe deste em troca?"

"Eu? Dei-lhe um caderno quadriculado novinho em folha, para ela recomeçar do zero."


2 comentários:

  1. Nunca se consegue recomeçar do zero, isso é um mito. A vida é escrita a tinta e não a lápis, por muito que apagues, fica tudo rasurado e nunca consegues omitir ou esquecer de ti próprio o que já viveste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AC, obrigado pelo teus comentários, sempre sagazes.

      Pois é, daí o caderno novinho em folha que comprei: assim não é preciso apagar nada... há nele zero coisas escritas! :) Mas atenção, este "zero" não é igual ao "zero" do primeiro caderno:

      "No man ever steps in the same river twice, for it's not the same river and he's not the same man."

      Heraclitus

      OK, talvez fosse mais adequado dizer "recomeçar de um NOVO zero".

      Não, não se consegue omitir e esquecer, escondendo o que vivemos no inconsciente, isso não resulta a longo prazo, aparecerá depois neste ou naquele sintoma.

      Aquilo que já vivemos enriquece-nos e pode fortalecer-nos psicologicamente, se conseguirmos integrar essas experiências na nossa personalidade, analisando-as e pensando sobre elas, sempre tendo presente aquele(a) pessoa em que nos queremos tornar no futuro.

      Não, não é possível recomeçar do zero inicial, não podemos voltar a nascer, mas é possível e necessário que haja "novos zeros" na nossa vida, que permitam um renovado "estilo de escrita", e que sejam novos locais de partida para novas metas, sempre mais ambiciosas na melhoria que queremos fazer acontecer.

      “Writing is a form of therapy; sometimes I wonder how all those who do not write, compose, or paint can manage to escape the madness, melancholia, the panic and fear which is inherent in a human situation.”

      Graham Greene, Ways of Escape

      “Desperation is the raw material of drastic change. Only those who can leave behind everything they have ever believed in can hope to escape.”

      William S. Burroughs

      “The hardest thing in life is to know which bridge to cross and which to burn”

      David Russell

      Eliminar