segunda-feira, 2 de abril de 2012

Yes they can



Quando, estupefactos, observamos Cuba ateia a ajoelhar perante o poder da Burla Papal (não me enganei, não é Bula, queria dizer burla mesmo), fazendo Karl Marx dar várias voltas na sepultura, é bom saber que há uma cidade que resiste à "Hola!" da ditadura dos mercados, do capitalismo do tráfico de influências e da farsa de democracias feitas de eleições em que as massas pouco encefálicas, a reboque das clientelas e dos media controlados perpetuam o ditadorzeco (Alberto João Jardim) ou o chefe demagogo (Sócrates) - ou, terceira hipótese, já estão tão anestesiadas que qualquer um serve (Passos Coelho).


Sim! Há na China uma cidade, Nanjie, que continua organizada colectivamente e com enorme sucesso!
Haverá algo mais belo que receber turistas não para comer ou ir à praia mas para verem a forma como nos organizamos e vivemos? Que orgulho eles devem sentir!


Vós, caros leitores, sabeis que não sou comunista, sou socialista meritocrático. Um dia explico-vos esse sonho, diferente deste, mas esta vida em comunidade ateia, é uma forma bela de organização social.


E acho que deviam multiplicar-se experiências de vida e de sociedade, fusão de culturas, experimentação social! Ao invés temos este paradigma ocidental, cristão, mercantil, capitalista, consumista. E do outro lado sociedades islâmicas retrógradas, dogmáticas, obscurantistas, em que a igreja é o estado e as mulheres são tratadas como escravas.


Meus amigos, há Beleza social em Nanjie! E eu suspiro e sorrio por saber que eles existem.
E que são orgulhosamente diferentes!
Força Nanjie!

Sem comentários:

Enviar um comentário